top of page

QUEM SOMOS

 

Do acesso a informação a ser protagonistas do proprio conhecimento



A Rádio comunitária Djan-Djan Voz das Ilhas Bijagós, é a primeira rádio regional que começou a funcionar na Guiné-Bissau no 1995. Foi criada pela Casa do Ambiente e a Cultura do arquipélago Bijagós com apoio financeiro da UICN. Nasceu com o objetivo de melhorar as condições de vida da população do arquipélago e sua consciencialização sobre a gestão durável dos recursos naturais das áreas protegidas da Reserva da Biosfera. Com mais de 19 anos de emissão hão convertido a rádio Djan-Djan no meio de comunicação principal do arquipélago, sendo também reconhecida de utilidade nacional por as dificuldades de comunicação e transporte da região insular.

 

 

Com a entrada a era da Sociedade da Informação e o Conhecimento o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação dão à possibilidade de adquirir ferramentas básicas para combater as desigualdades e propiciar um desenvolvimento humano e sustentável.

 

Desta forma, e depois dum longo processo de identificação e consulta participativa, culminou-se em 2013 o CMC Tebenkan como um espaço de encontro aonde se combina o acesso a radio comunitária com as novas tecnologias de comunicação e informação. O CMC Tebenkan, como plataforma principal de cultura e de acesso ao conhecimento, integrará os conteúdos locais e mundiais oferecendo a comunidade novas possibilidades de participar no seu próprio desenvolvimento.

Missão

 

A Rádio Djan-Djan/CMC Tebenkan é uma organização comprometida com a construção de um desenvolvimento democrático e sustentável, social, económico e ambientalmente justo, e com o processo de reconciliação nacional e a paz. Esses compromissos se realizarão fortalecendo a integração social, valorizando as tradições e práticas das comunidades rurais e fortalecendo as organizações da sociedade civil para que se tornem sujeitos do mais amplo processo de mudança que assegure opções e oportunidades para todas as pessoas.

​Visão



O Rádio Djan-Djan/CMC Tebenkan pretende ser a voz dos anseios das comunidades numa dimensão transformadora e profética aonde sua intervenção primará pelo respeito dos Direitos Humanos, pela preservação do ambiente, equidade de gênero e valorização da dimensão cultural visando a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

A Rádio Djan-Djan/CMC Tebenkan quer ser reconhecida como uma organização guineense de referência em desenvolvimento comunitário, entendido como o processo de mudança que se preocupa com o envolvimento dos rurais visando o estabelecimento de uma relação de equilíbrio entre o mundo rural e o mundo urbano, credível e ativa no fortalecimento de uma sociedade civil informada e vibrante.                               

 

Valores

 

  • Justiça de Gênero

  • Participação

  • Paz

  • Transparência

  • Responsabilidade

  • Integração

  • Diversidade

  • Democracia

  • Solidariedade 

TCHOMANO:

657-83-84

Rede:

Autoridade Reguladora Nacional

Rede Nacional das rádios comunitárias da Guiné-Bissau

bottom of page