top of page

Bubaque celebra o Dia Internacional da Mulher

 

Mais de media centena de pessoas foram no passado dia 7 de março à projeção do documentário “Fala de Mindjeris” no Centro Multimédia Comunitário Tebenkan de Bubaque com motivo do Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa, promovida pela Asociación Solidaria Andaluza de Desarrollo (ASAD) em colaboração com a Radio Djan-Djan/CMC Tebenkan e as diferentes associações culturais da ilha, procurou criar assim um espaço comum no que visibilizar e debater sobre a discriminação da mulher na Guiné Bissau e animar à participação ativa das mulheres em defesa dos seus próprios direitos.

O grupo cultural Minibantaba foi o encarregado de abrir a jornada com uma atuação que uniu dança e música próximo da rádio comunitária.

 

O documentário projetado, “Fala de Mindjeres”, reflete sobre os problemas de discriminação da mulher guineense na sociedade atual com o testemunho de diferentes vozes femininas que animam à toma de consciência de género e ao empoderamento da mulher dentro da comunidade.

Diferentes associações de mulheres da ilha de Bubaque como ASFEBI, Associação de Mulheres Trabalhadoras, Andorinha, No Kultura, Plataforma Politica de Mulheres e Atingo Iakanto,  tomaram parte ativa em um debate que surgiu depois da  projeção do documentário e no que, durante mais de uma hora, se reivindicou o papel da mulher na vida familiar, económica e  política com a participação espontânea  das assistentes  que fecharam uma jornada onde as mulheres foram as principais protagonistas.

bottom of page