top of page

I Feira da Biodiversidade na sexta edição do Festival de Bubaque

Bubaque 5 de Abril 2015

 

A Associação Solidária Andaluza de Desenvolvimento ASAD, junto coa Radio Comunitaria Djan Djan e o Gabinete de Iniciativas Emprendedoras, participou na sexta edição do Festival de Bubaque com um programa de atividades dentro da primeira Feira da Biodiversidade, organizada pelo Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, IBAP, e em colaboração com a administração local, a organização Tiniguena, a associação italiana Manitesse e a Casa de Ambiente e Cultura.

 

 

A I Feira da Biodiversidade tem por objetivo a promoção da cultura e riqueza natural da Guiné Bissau com o fim de atrair visitantes a um país rico em recursos naturais e gastronómicos.

A associação andaluza ASAD, em colaboração com a Rádio Comunitária Djan Djan/Centro Multimédia Tebenkan e a organização italiana Manitesse, organizou uma exposição fotográfica no centro multimédia sobre a ilha de Bubaque e o arquipélago Bijagós de modo geral, com a projeção de curtos documentários sobre a cultura e tradição local. Assim mesmo, beneficiários de microcréditos  do projeto de Iniciativas Empreendedoras que ASAD leva a cabo na ilha, dispuseram de um stand próprio para a promoção e venda dos seus produtos   (mel, ostras, óleo de palmo, joalharia, artes plásticas...). Procurou-se assim dar a conhecer a mercadoria  de forma direta com o consumidor e valorizar as habilidades produtivas e empreendedoras dos locais da ilha.

 

 

Ao longo das três jornadas nas que se desenvolveu o festival, do 3 ao 5 de abril, a Feira da Biodiversidade acolheu conferências, exposições de produtos naturais transformados, artesanato e gastronomia tradicional das ilhas Bijagós bem como atuações de grupos de música e dança locais.

O Festival de Música de Bubaque congrega  cada ano a milhares de pessoas chegadas de todos os locais do país e arredores com o apoio financeiro da União Europeia e a ONG Cobiana Communications através do programa ACPCultures+, cujo projeto “Festivais de Cultura: sustentar ao Homem e a Bioesfera” ,procura fortalecer uma rede de festivais musicais na Guiné Bissau, Senegal e Mauritânia com o fim de facilitar relações culturais entre os três países implicados e potenciar a criação de novos emprego dentro da indústria cultural.

 

 

bottom of page