top of page

O Instituo da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau (IBAP) foi criado nos 2005 para promover a salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade, assim como para a criação e gestão das áreas protegidas e favorecer a utilização racional e equilibrada dos recursos naturais. Trata-se duma instituição publica dotada duma autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O IBAP concentra suas atividades no reforço duma gestão eficaz, participativa e integrada dos ecossistemas, numa perspectiva de conservação da biodiversidade e do apoio ao desenvolvimento durável.

 

A Casa do Ambiente e Cultura da Reserva da Biosfera do Arquipélago Bolama-Bijagós  foi inaugurada nos 1993 no quadro do projeto da proteção da biosfera promovido por a UICN. A Casa do Ambiente e Cultura é o centro dinamizador da Reserva e é uma instituição intimamente ligada ao processo de criação e de apoio as diferentes etapas de evolução da Rádio Djan-Djan, como um potencial instrumento de comunicação e educação ambiental da reserva da biosfera. A Casa do Ambiente e Cultura tem uma longa historia na dinamização do espaço de concertação na RBABB. Os serviços prestados à comunidade e as intervenções que dinamizou, foram por todos amplamente reconhecidos. 

 

Parceiros

Associação Solidaria Andaluza de Desenvolvimento (ASAD)

Instituto da Biodiversidade das Áreas Protegidas (IBAP)

A Associação Solidaria Andaluza de Desenvolvimento (ASAD) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sedeada em Espanha, que pretende contribuir com os seus recursos a mudança das estruturas básicas que impedem a autogestão e o desenvolvimento dos povos acordo aos seus próprios principio e valores. Para isso, promove ações que favoreçam o empoderamento comunitário e fortalecimento da sociedade civil.

 

Desde os seus inicios em 2005, ASAD esta a utilizar a comunicação para promover a igualdade entre todos os coletivos a traves do logro de sociedades mais justas e tolerantes; dando voz a todos os coletivos sem descriminação de raça, etnia, sexo, idade eu religião; promovendo a resolução de conflitos a traves do dialogo; preservando o planeta a traves do consumo responsável e procurando o equilíbrio dos recursos naturais; e favorecendo a plena participação de todos e todas desde os princípios democráticos.  

As suas ações estão enquadradas dentro dos seus quatro objetivos estratégicos: i) a comunicação para a transformação social; ii) justiça econômica; iii) serviços sociais básicos; iv) cultura e desenvolvimento. 

 

SABER MAIS

SABER MAIS

Colaboradores

  • Associação de Jovens Unidos para Desenvolvimento das Ilhas Bijagós

  • Associação de mulheres de Baixada

  • Associação Integral das Mulheres (ADIM)

  • Associação para a Defensa do Meio Ambiente (ADEMA)

  • Ação para Desenvolvimento das Ilhas Bijagós (ADIIB)

  • Associação dos Filhos e Amigos da Tabanca de Angodigo (AFATA)

  • Comité Regional de Cruz Vermelha

  • Rede de Associações Juvenis das Ilhas Bijagós (RAJIB)

  • Rádio BijagósAssociação Feminina das Mulheres Bijagós (ASFEBI)

  • Jovens feministas do Sector de Bubaque (JOFESBI)

 

bottom of page